6 verdades sobre os sintomas da menopausa

Se já ouviu falar muito sobre a menopausa, pode achar que não possui mais nenhuma dúvida. Mas, se questionada o que é verdade sobre os sintomas da menopausa, saberia responder?

Para que não fique se questionando o que é ou não mito, veja algumas verdades sobre quem está passando por esse período.

Fazer exercícios pode amenizar os sintomas

Essa é a maior verdade de todas, um estilo de vida mais saudável e com a prática de exercícios contribui de diversas maneiras. Primeiro que ele estimula a produção de hormônios, depois fortalece os músculos e combate a osteoporose e, por fim, causa bem-estar.

Todos esses benefícios são extremamente necessários para combater muitos dos sintomas que a menopausa pode provocar.

A libido diminui

Isso é o que ocorre com a maioria das mulheres, uma vez que ocorre a diminuição da lubrificação vaginal e a alteração dos hormônios. Porém, não pense que a vida sexual acabou, é possível se manter ativa pelo resto da vida.

Os sintomas podem ocorrer antes dos 50 anos

Muita gente acha que os sintomas da menopausa só chegam quando o ciclo menstrual cessa ou fica irregular. A verdade é que eles podem começar anos antes, primeiro, de uma forma menos intensa, o que pode gerar uma certa confusão.

Os calores intensos podem surgir a qualquer momento

Isso é bastante comum, as ondas de calor não escolhem um momento para se manifestar, podendo ocorrer durante o dia ou noite. Durante a noite, é comum também que se tenha sudorese, resultante da queda de hormônios. Ela pode vim acompanhada de dores de cabeça e tontura.

Se pode ganhar peso

O ganho de peso ocorre com algumas mulheres, mas esse não é uma regra. Isso costuma ser resultado das alterações hormonais. Entretanto, existem relatos de pessoas que fizeram a reposição hormonal e também tiveram ganho de peso.

Pode ocorrer depressão

Um dos sintomas que podem surgir é a depressão e a sensação de tristeza. As manifestações psicogênicas são bastante comuns, por isso, é necessário que a pessoa mantenha sua mente ativa e tenha um grupo de convivência que a faça sentir parte de algo.

Saiba mais sobre estes sintomas aqui:


Deixe uma resposta